terça-feira, setembro 30

Cambra, Vouzela









Cambra é uma freguesia portuguesa do concelho de Vouzela, com 25,39 km² de área e 1 366 habitantes (2001). Densidade: 53,8 hab/km².

Cambra, assim chamada por ter nascido e crescido ao longo do rio Cambar, hoje rio Alfusqueiro, é uma das maiores freguesias do concelho de Vouzela, distribuída pelos seguintes lugares: Cambra (Igreja), Cambra de Baixo, Levides, Mogueirães, Pés-de-Pontes, Paredes Velhas, Caveirós de Baixo, Caveirós de Cima, Confulcos, Tourelhe, Corujeira, Santa Comba e Chã.

Situada na encosta noroeste da Serra do Caramulo, também conhecida por “Cambra da Serra”, para que não haja confusões com a zona de Vale de Cambra, tem por padroeiro São Julião e foi entregue no concelho a que pertence por decreto datado de 2 de Novembro de 1876.

Consta que esta freguesia foi uma honra antiga, com origem em tempos anteriores à própria nacionalidade e sabe-se que, no ano de 1002, num documento, há referência a rivulo cambar.

A Torre de Cambra localiza-se na povoação de Cambra de Baixo, freguesia de Cambra, concelho de Vouzela, distrito de Viseu, em Portugal.

Erguida em uma pequena elevação na encosta noroeste da serra do Caramulo, vizinha à confluência dos rios Alfusqueiro e Couto, é uma das torres medievais existentes no concelho.

Acredita-se que esta torre medieval tenha sido erguida no final do século XIII ou no início do século XIV. Terá sido habitada até ao final do século XVI ou início do século XVII.

Na primeira metade do século XVII, foi seu senhor Diogo Gomes de Lemos, comendador da Ordem de Cristo, falecido em 1651, no Porto.

Em algum momento de sua história sofreu um incêndio.

De acordo com as Memórias Paroquiais do século XVIII, não se sabia ao certo quem a mandara edificar, embora se lhe ligasse o nome da família Lemos, da Casa da Trofa.
in wikipédia

2 comentários:

Maggie disse...

Olá,
Já não passo neste cantinho a algum tempo mas estou hoje de volta com um desafio muito importante e que depende da ajuda do maior número de leitores possível. Se tiveres oportunidade, dá um saltinho ao aquihaconversa e espreita o que te proponho.
Beijinho.

purita disse...

é sempre bom vir aqui ver fotografias bonitas!:)