quarta-feira, março 29

Wednesday Book Club 8







"Rever as estrelas" é um fascinante percurso através das influências/interesses artísticos do autor, com um destaque muito especial para a pintura, mas também com algumas notas arquitectónicas.
Um percurso aliciante, mesmo para um leitor que não domine todas as referências, e onde Manara aproveita ainda para comentar os contextos que conduziram a determinado tipo de produção artística.
Esta estranha viagem inicia-se quando Giuseppe Bergman “herda” a tarefa de cuidar de uma mulher desequilibrada. Uma mulher que, sem existência própria, apenas sobrevive através da Arte, encenando (e vivendo) cenas que viu pintadas em quadros.
Dos frescos de Pompeia a Francis Bacon, com passagens por Botticelli, Veronese, Tintoretto, Doré, Millais, Manet, entre muitos outros, vão-se materializando obras que tocaram Milo Manara, e marcaram o seu percurso, mescladas com citações directas a Pratt e Fellini. E onde é também evidente um misto de tristeza e exaltação, por épocas e criadores que, se já desapareceram há muito, continuam a ter relevância hoje.
in JL, 19 de Maio de 1999 por João Ramalho Santos

8 comentários:

particula disse...

Não conheço... vou ver se passo a conhecer!

princesa disse...

Adoro bd, adoro Manara... vou ver esta 'dica'

Sofia Pinheiro disse...

O Manara esteve em grande destaque na exposição de BD da Amadora, há dois ou três anos. Eu aprecio q.b., (as mulheres estereotipadas irritam-me sempre) mas no seu género, é um clássico.

merdinhas disse...

Na ronda dos livros já sabia que aqui ia haver BD. Normalmente aceito as sugestões e de Manara gosto.

Olha ...Tardi vais-te lembrar?

Anónimo disse...

Milo sempre me interessou...
por tudo, por ser um autor respeitável e pela parte de pornógrafo :p
é dotado de um traço virtuosíssimo!! e de escrever histórias interessantes, elaboradas ke me fazem manter o interesse. apesar ke gostava mais dos promeiros, ultimamente anda um pouco "com menos qualidade mais vulgar" como no Kamasutra. Há pouco tempo colokei um desenho dele no Trocas, mas penso ke para a maior parte das pessoas passou um pouco ao lado eheheh :)
beijo

Anónimo disse...

Tardi???...Claro, ainda há mais uns autores na calha.

Camarelli disse...

o Manara desenha muito bem.

Naked Lunch disse...

com bd quem ganha é você...