sexta-feira, janeiro 6

Rumo ao sul do Sul...











Sempre que há um novo Paris-Dakar, este ano Lisboa-Dakar, vem-me à memória a viagem a Marrocos em 1995 que fiz com uns amigos meus...E todos os anos presto atenção às imagens que vão passando sobre o evento, não por ser um fã do TT ou dos automóveis, longe disso. Gosto muito de viajar de automóvel, estrada fora a ouvir musica, de vez em quando parar, tirar uma foto, ou entrar num Café, ou visitar algo que me chama à atenção, ou por simples curiosidade de conhecer aquele local.

Voltando ao Paris-Dakar ainda me lembro do 1º, e da inveja que sentia por não poder estar num local daqueles, cheguei a comprar um livro do José Megre, foi um dos primeiros portugueses, senão o primeiro a participar, com um jipe made in Portugal o UMM, onde ele contava as suas aventuras.

Passados uns 14 ou 15 anos, lá fui eu, mais um grupo de amigos, com um Opel 1204 e uma Renault 4L, respectivamente a Raposa do Deserto e a Gazela. Fizémos 4500 km, não tivemos uma única avaria, atravessámos o Deserto Negro cheio de calhaus, chegámos às dunas do Sahara, andámos por pistas de areia e estradas esburacadas por uma cheia diluviana em pleno Agosto.

Esta viagem de 12 dias correu tão bem que eu nunca mais quis lá voltar para não quebrar a magia, nem sei se vou voltar????...Adorei as pessoas, especialmente fora das grandes cidades, são de uma enorme simpatia, fazem das tripas coração para sobreviver, sempre prontas a ajudar e a negociar. O negócio é absolutamente necessário para a sua sobrevivência, todos têm o seu "business", mas nunca fui maltratado por não querer comprar ou por não querer um guia forçado, há que saber lidar com as pessoas, a cultura deles é diferente da nossa há que saber perceber isso!...

Dormimos em casa de desconhecidos, num meio das medinas, fomos a um casamento no deserto, fomos ver o nascer do sol nas dunas, acampámos em aldeias no meio do nada e correu tudo bem. As piores recordações são a entrada e a saída na fronteira, muita burocracia, muito temmmmmmmmmmpo, de resto viva Marrocos e os Marroquinos, viva o Deserto...aqui tão perto tão longe e tão diferente!...

Aqui fica um conselho, visitem Marrocos, de preferência com um grupo de amigos (nós éramos 6, 4 rapazes e 2 raparigas), com viatura própria, misturem-se com as pessoas, eles falam espanhol, françês, inglês, até português, não tenham medo, andem mal vestidos. Eles gostam muito dos portugueses, acham que tal como eles também somos uns "pobretanas", os portugueses e os marroquinos são como eles dizem kif kif (a mesma coisa)...Já agora fujam dos Club Med's e coisas do género, isso não é conhecer Marrocos. Hei-de voltar a esta viagem, Inch Allah!....

6 comentários:

Naked Lunch disse...

é já a seguir...

Poor disse...

gostei sobretudo da parte da ideia que eles têm de nós!esta viagem ainda está em falta no meu caderno!
há quem diga que nunca se deve voltar ao sítio onde se foi feliz...

merdinhas disse...

Rumo ao deserto. Já lá andei.

Viste a FNAC berbére? Acho( não tenho a certeza) que fiz um post disso.

Inch Allah!

merdinhas disse...

Fui espreitar se fiz ou não. Se te apetecer ver é de 8 de Setembro.
"FNAC marraqueche".
E rumo ao Sul.

Jazz Manel disse...

Não conheço a FNAC Berbére (referes-te às lojas que vendem k7, agora provavelmente cd's piratas???), quando andei por lá evitei as grandes cidades, estive somente em Meknés e Marraquexe e andeia pelo souk e pela medinas...

Jazz Manel disse...

Já fui ver...era aquilo que eu pensava!...