quarta-feira, outubro 29

Campanha West Coast Portugal


Excelentíssimo
Senhor Primeiro-Ministro,
Engenheiro José Sócrates



Senhor Primeiro-Ministro,

Nós, abaixo assinados:

- Fotógrafos profissionais de Portugal;
- Profissionais, artistas, autores e representantes de todas as áreas, cidadãos deste país que contribuem diariamente para a divulgação e promoção da imagem de Portugal;

Vimos por meio deste abaixo-assinado solicitar a V. Ex.ª como Primeiro-Ministro se digne diligenciar no sentido de salvaguardar os interesses dos profissionais portugueses.

Os fotógrafos profissionais portugueses, sobretudo os ligados à área da publicidade, que sofrem com as dificuldades de um mercado de trabalho cada vez mais reduzido pela globalização das campanhas, o alinhamento internacional das agências de publicidade, a fraca divulgação de produtos nacionais e a sistemática redução de verbas para a produção e realização, encontram-se em situação de graves dificuldades financeiras, que levou já ao encerramento de diversos estúdios.

Perante este cenário nacional, e numa altura em que é pedida contenção aos portugueses, vai mais uma vez o Ministério da
Economia e da Inovação, o Turismo de Portugal, e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, realizar a Campanha Portugal - Europe's West Coast contratando, através da agência de publicidade BBDO, o fotógrafo Steven Klein, para realizar seis fotografias pela quantia de; um milhão de euros.

Esta verba, sendo adjudicada a profissionais portugueses, mesmo que o referido trabalho fosse realizado por diversos
Fotógrafos nacionais, criaria uma visão mais abrangente de Portugal por quem nasceu, conhece, trabalha e reside neste país, e ajudaria a resolver a situação financeira dos mesmos, levando também a uma divulgação dos profissionais da fotografia portugueses no mercado internacional. Não é a qualidade dos nossos fotógrafos que está em causa, mas sim considerandos de imagem e o tradicional complexo que dá primazia ao que é importado.

É lamentável que uma campanha promocional que tem como objectivo atrair investimento e capitais estrangeiros ao nosso país, comece exactamente por fazer o contrário: exportar um Milhão de euros.

É obrigação do Estado Português, proteger e defender os interesses dos seus cidadãos.

Sr. Primeiro-Ministro; nós, abaixo assinados, reiteramos a Vossa Excelência o pedido de uma urgente intervenção em favor desta causa:



-Salvaguardar, apoiar e promover o trabalho dos profissionais de fotografia portugueses, de forma a proteger a própria imagem do nosso País.


Desde já somos reconhecidos e gratos por essa sua acção de alcance social e interesse nacional.

Atentamente,

Campanha West Coast Portugal

1 comentário:

PedraNoCharco disse...

Tudo é possivel na Republica das Bananas.........