terça-feira, janeiro 24

Tuesday Music Club 2


Ficções foi criado em Lisboa, em 1988, pelo guitarrista e compositor Rui Luis Pereira. A sua música mistura as influências rítmicas e melódicas das raízes étnicas portuguesas (ibérica, brasileira, africana) com o jazz, especialmente em termos de improvisação. Este tipo de música reflecte, à sua maneira, a idiossincrasia da história e cultura portuguesas.
A Ocidental Praia lembra-nos uma viagem com partida de Lisboa, passando por Granada, Norte de África, com uma descida até Moçambique, rumo a Goa.
Neste disco os Ficções são constituídos por Rui Luis Pereira (aka Dudas), Yuri Daniel, Alexandre Frazão, João Paulo E. da Silva e Perico Sambeat.

1. Dança da Lua
2. Fado
3. Cantiga nº 181
4. Duetos
5. Ocidental Praia
6. Al Mutamid
7. Mil e Uma Noites
8. Mandrágora
9. Tambor Falante
10. Zanzibar
11. Tal Pai, Tal Filho

8 comentários:

merdinhas disse...

Jazz Manel e Ficções de Terça Feira numa descrição sugestiva.
Não conheço o disco, terei que o ouvir e voltar aqui.

Naked Lunch disse...

já o vi ao vivo, no hot club. o baterista que substituiu o Frasão foi meu professor (um tipo fantástico, até correntes usava a tocar).

acho que se enquadra bem no espírito do teu blog da última semana.

Jazz Manel disse...

Este é o reflexo da vontade de sair da selva de betão!...

Thor disse...

Não conheço. Vou tentar ouvir e volto para comentar. O Yuri Daniel reconheço o nome de algum lado (pelo menos no projecto Resistência esteve) e o Alexandre Frazão também me lembro de o ver numa banda (GNR?). Sou fã de guitarristas mais ou menos experimentalistas, vou mesmo ter que ouvir. Portugueses temos 2 grandes que conheço bem: Pedro Joia (melhor versão que já ouvi do Rio Ancho sem ser pelo próprio Paco de Lucia) e Joel Xavier.

Anónimo disse...

Bom, umas sugerem sons depechemodianos, outros descem (ou elevam.se?) a África (e outras paragens).. :)

M.M. disse...

Olá!

Não conheço, mas esta iniciativa é de facto enriquecedora.
Se ao menos conseguíssemos pôr a música a tocar nos nossos blogs para a partilhar realmente...
Enfim, eu tentei, mas não deu resultado, pelo que me fiquei pelo vídeo.
Bjs.

Jazz Manel disse...

eu não sei pôr a tocar alguém que dê umas dicas...

VdeAlmeida disse...

Tenho que ver se consigo conhecer o disco. Gracias pela sugestão